Seminários CAP -Feira Nacional de Agricultura 2019

A Contabilidade e Gestão na Actividade Agrícola, dia 11 de Junho, das 09:00h às 13:15h

A Confederação dos Agricultores de Portugal e a Ordem dos Contabilistas Certificados promovem no próximo dia 11 de Junho, no auditório do CNEMA, em Santarém, uma conferência subordinada ao tema “Contabilidade e Gestão na Actividade Agrícola”.

Um ano mais, as duas instituições unem esforços para uma manhã de debate, onde se vão interligar matérias relacionadas com a contabilidade, a fiscalidade e a agricultura.

A conferência, sendo gratuita, carece de inscrição prévia, conferindo aos membros da OCC 6 créditos no âmbito do regulamento de controlo de qualidade.

Cartaz: https://f73cyy.s.cld.pt

Inscrições: https://www.occ.pt/pt/pol/formacao_nm/formacao.php?stipo=7&sformacao=0619

VIII Conferência – O Futuro dos Jovens Agricultores,dia 12 de Junho, das 09:30h às 13:15h

Pelo 8º ano consecutivo, realiza-se o seminário dedicado à temática dos jovens agricultores, com a entrega dos prémios aos melhores projectos de 2019. O vencedor representará Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas a realizar em 2020.

O Futuro dos apoios aos jovens agricultores ao nível europeu e nacional vai ser o tema central do seminário deste ano.

Vai ser realizado um debate com jovens agricultores ao nível ibérico, e vamos tentar perceber as principais dificuldades que os jovens agricultores atravessam, desde a sua instalação até à comercialização da sua produção.

Vamos ter as perspectivas ao nível europeu pela Comissão Europeia, representada por Hugo Almeida, e também um debate com os deputados à Assembleia da República do PS, PSD e CDS, que vão abordar as propostas políticas em Portugal para a renovação geracional.

Cartaz: https://89xnre.s.cld.pt

Inscrições: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-o-futuro-dos-jovens-agricultores-62136749691

Ciclo de Conferências Produção Pecuária Sustentável- I. O Enquadramento das Intervenções no Bem-Estar-Animal,dia 12 de Junho, das 09:30h às 13:45h

A Confederação, em colaboração com a DGAV, realizará no próximo dia 12 de Junho, 4ª feira, pela manhã, na Feira Nacional de Agricultura 2019 no CNEMA em Santarém, o 1º Seminário, inserido num Ciclo de Conferências dedicadas à “Produção Pecuária Sustentável” neste caso relacionado com o Bem-Estar-Animal.

Dada a importância do Bem-Estar na gestão das explorações pecuárias, e dado que existem uma série de intervenções possíveis, porque necessárias, que podem ser efectuadas nos animais desde que cumprindo as Boas Práticas e a legislação em vigor, pensou-se iniciar este Ciclo de Conferências por esta temática.

O cumprimento das regras relacionadas com o Bem-Estar-Animal, tem, como sabemos, impacto no rendimento final das explorações, sendo um factor potencializador da qualidade e muitas vezes da quantidade do produto final, para além de que cada vez mais ao nível do consumo esta é uma preocupação evidente.

Do programa da conferência, constam tanto as práticas em sistemas intensivos de produção como extensivos, sendo que o painel de oradores agrega especialistas em diversas áreas ligadas às intervenções em animais para além de testemunhos de produtores nos diferentes sistemas.

Pensamos que será um fórum interessante de discussão e debate destas questões para além de se explanarem todo um conjunto de Boas Práticas relacionadas com este tipo de intervenções em animais.

Cartaz: https://4kqcg0.s.cld.pt

Inscrições: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-producao-pecuaria-sustentavel-61871390996

Seminário – A Importância do Apoio à Manutenção da Actividade Agrícola nas Áreas com Condicionantes Naturais para os Objectivos da PAC,dia 13 de Junho, das 09:30h às 13:30h

O objectivo deste seminário é debater com alguns países da união Europeia a importância do apoio à manutenção da actividade agrícola com condicionantes naturais e as perspectivas para o futuro. Vamos ter representantes da Áustria, Itália, Grécia, Espanha e Portugal.

Além do debate alargado com os membros das organizações europeias, teremos oportunidade de ouvir também as perspectivas da comissão europeia para o futuro da PAC, representada pelo chefe de unidade dos pagamentos directos, Pierre Bascou.

Pedro Narro da Europabio apresentará também algumas soluções da indústria para melhorar o rendimento dos agricultores nas zonas mais desfavorecidas da Europa.

No final, o Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, encerrará este seminário.

Cartaz: https://2793f5.s.cld.pt

Inscrições: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-apoio-a-atividade-agricola-em-zonas-desfavorecidas-62151315257

Conferência Internacional – Os Desafios para a Agricultura,dia 14 de Junho, das 09:30h às 13:30h

A Política Agrícola Comum (PAC) constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu, tornando possível garantir aos cidadãos europeus a segurança no abastecimento de produtos alimentares, bem como a sustentação económica do mundo rural que marca uma das faces distintivas da Europa.

Ao longo do tempo, muitas alterações de contexto foram colocando novos desafios, aos quais a PAC procurou responder, incorporando novos objectivos e instrumentos, afirmando os modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. São múltiplos e complexos os desafios que a sociedade europeia enfrenta. Hoje, a sociedade europeia pede que a PAC continue a assegurar a segurança e qualidade alimentar, mas que o faça de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do Sul, para evitar a desertificação.

A PAC continua a ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento económico e para a coesão social. A concretização destes objectivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da UE.

Uma vez que o tema da feira nacional da agricultura é a vinha e o vinho, vamos ter oportunidade de ouvir a análise deste importante sector, tanto pelos sectores da produção como pela comercialização.

Sendo as práticas comerciais desleais apontadas muitas vezes, como uma das causas que mais estrangula o sector, promovemos um debate entre a APED, a Associação que representa o sector das empresas de distribuição, a Eurocommerce, que representa as empresas de distribuição na Europa e a produção.

O Parlamento Europeu, por intermédio dos seus eurodeputados recém eleitos, do PS, PSD e CDS, vão ter oportunidade de apresentar as suas propostas para o mandato 2020 – 2025 que vai ser chave para a definição da próxima PAC.

Por fim, o Ministro da Agricultura apresentará a sua visão sobre a Política Agrícola em Portugal e perspectivas para o futuro.

Cartaz: https://uz8tym.s.cld.pt

Inscrições: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-conferencia-internacional-os-desafios-para-a-agricultura-62155362362

Contamos com a sua presença.