QUALIACA – IACA e DGAV
assinam Protocolo de Cooperação

No dia 2 de outubro de 2015 decorreu no Ministério da Agricultura e do Mar, com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito e na presença de representantes da Fileira Pecuária e Agroalimentar, a assinatura do QUALIACA, um Protocolo de colaboração entre a IACA e a DGAV que se assume como um Sistema complementar ao Plano Oficial da Alimentação Animal.

O Protocolo foi assinado pela Engª Cristina de Sousa, Presidente da IACA, e pelo Dr. Álvaro Pegado Mendonça, Diretor-Geral da DGAV. Durante esta cerimónia foi salientada a importância da colaboração entre as entidades públicas e privadas, a redução dos custos de contexto e a importância da segurança alimentar para a Fileira e para o reforço da confiança dos consumidores nos produtos de origem animal. Ambos os responsáveis recordaram a importância do Projeto, tendo a Presidente da IACA falado das suas origens, relembrando o papel do Dr. Fernando Anjos e dos serviços da IACA, dos seus técnicos e Dirigentes, sobretudo na anterior Direção, e os técnicos e responsáveis da DGAV.

Começa hoje a primeira etapa de um caminho que vai ser longo e difícil mas trata-se de um Projeto que acrescenta valor, económico, de imagem do Setor e de credibilidade e mais segurança para Portugal. Que é muito positivo para toda a Fileira porque aposta na Qualidade, na Confiança e na segurança de toda a cadeia alimentar tendo em vista a proteção dos consumidores. A Presidente Cristina de Sousa agradeceu a “presença dos nossos parceiros e a confiança que em nós têm depositado e a todos os que, na IACA e nas empresas, permitiram que estivéssemos hoje a assinar este Protocolo, cumprindo uma das Missões da IACA e da DGAV. Obrigado igualmente ao, Senhor Secretário de Estado, ao Diretor Geral da DGAV e à sua Equipa por todo o trabalho desenvolvido, no sentido de implementar este Protocolo”.

No encerramento, o Secretário de Estado, reiterando os objetivos do QUALIACA e as orientações que tinha dado ao Diretor-Geral quando este tomou posse, salientou que “o papel da Administração Pública deve ser o de desburocratizar, facilitar, reduzir custos, aproximar-se das Associações e das empresas, promover a sua eficiência e competitividade, valorizar a economia nacional. Muito foi feito mas ainda muito há a fazer”. Sobre o Protocolo QUALIACA, que acarinhou desde os tempos em que exerceu as funções de Diretor-Geral da DGAV, relembrou que “a segurança alimentar não é de ninguém mas de todos e que todos são responsáveis pela segurança alimentar que temos em Portugal”. Referiu ainda que “este vai ser um caminho por etapas e que certamente outros operadores e outros setores virão a aderir a esta iniciativa, da maior importância para o nosso País”.