A relação entre a Raporal e a IACA teve início em 6 de fevereiro de 1974, três anos após a fundação da Raporal, que aconteceu em 1971 pela mão empreendedora de um grupo de 18 suinicultores, unidos pela ambição de produzirem alimentação de excelência para animais em Portugal.
A experiência na nutrição animal, aliada ao rigor no cumprimento das normas de segurança alimentar, impulsionaram a empresa, anos mais tarde, a dar um passo decisivo e inevitável no seu crescimento: a aposta em toda a fileira do suíno e do bovino, desde o cultivo de matérias-primas até à transformação da carne.
Um sério compromisso com a total rastreabilidade dos seus produtos e em pleno equilíbrio com a natureza.
Na área de negócio RAPORAL Rações a evolução da nutrição animal e da tecnologia são hoje fatores determinantes para a diversificação dos seus produtos. Apostando na modernização dos métodos produtivos, combinando uma criteriosa seleção de matérias-primas com as normas da qualidade e segurança alimentar, numa procura constante da excelência na produção de Alimentos Compostos para Animais. Porque a alimentação animal e humana são uma só!
Passados 48 anos da sua fundação, a Raporal atualmente, alia a tradição à inovação, desenvolvendo uma estrutura de produção verticalizada sustentada no profissionalismo dos seus colaboradores e investindo na diversificação de produtos e de novas áreas de negócio, em todo o seu universo.
Presente nos mercados da Agricultura, Produção Animal, Produção de Alimentos Compostos para Animais, Abate e Transformação de Carne. A RAPORAL S.A. assume a aposta naquela que é a sua maior vantagem no mercado: A total rastreabilidade dos seus produtos. Esta estrutura de produção verticalizada confere à empresa, uma grande capacidade de inovar e evoluir para fazer face aos desafios e exigências do mercado global…
Nesta caminhada de mais de 4 décadas, esteve sempre presente a IACA (numa relação de proximidade), como a Associação representativa do setor dos Alimentos Compostos para Animais. Como mostra a participação da Raporal nos Órgãos Sociais da Associação, desde o ano 2000 até aos dias de hoje, designadamente na Direção da mesma, de onde se destaca a Presidência da Direção entre 2012 e 2017.
Este ano, a comemoração dos 50 anos da IACA é um marco histórico na vida da associação. Foram 50 anos de dedicação à indústria dos alimentos compostos na defesa dos interesses do setor.
Ao fim de 50 anos de história vale a pena revisitar os estatutos da Associação, que nortearam o posicionamento da mesma (aceitando naturalmente as respetivas revisões em função da evolução dos tempos ao longo de 50 anos) de forma a que a IACA soubesse enfrentar todas as vicissitudes com a humildade, o profissionalismo e a verticalidade das grandes instituições. Foi esta forma de estar no setor, que conferiu à IACA a admiração e o respeito com que é olhada em Portugal e no mundo.
Foram 50 árduos anos de valorização da fileira da alimentação animal, defendendo os seus interesses em geral e os dos seus associados em particular, nomeadamente, através da representação dos seus associados perante os órgãos da administração pública, outras associações, sindicatos e o público em geral; Foram 50 árduos anos a negociar e celebrar, em representação dos seus associados e dentro dos limites estabelecidos, por lei, convenções coletivas de trabalho, e, a intervir na sua execução; Foram 50 árduos anos a aconselhar, prestar informações, dar pareceres, promover estudos, criar e manter serviços, propor medidas e desempenhar quaisquer missões que lhe fossem confiadas ou solicitadas pelos organismos públicos sobre todos os assuntos de interesse para a indústria e para os associados; Foram 50 árduos anos a estimular uma eficiente e leal cooperação entre os associados.
A IACA, ao longo destes 50 anos, norteou sempre a sua atuação pela dignificação do setor e pela procura incessante da justiça, sempre respondeu a todos os problemas com saber, clarividência e acertado sentido do dever. A tentativa de antecipação dos momentos de crise foi um princípio essencial na gestão pró-ativa de que a IACA se deve orgulhar.
Para o futuro… Fica reservada uma visão assente em três pilares indissociáveis, designadamente, Segurança Alimentar, Nutrição Animal e Sustentabilidade…
50 anos de trabalho, profissionalismo e integridade…, mas também muita história…!
Parabéns à IACA.
RAPORAL S.A.


