Estratégias nutricionais para a melhoria da sustentabilidade em produção animal
No passado dia 21 de setembro, realizou-se, no Hotel Monte Real, em Leiria, as XII Jornadas de Alimentação Animal dedicadas ao tema “Estratégias nutricionais para a melhoria da sustentabilidade em produção animal”, contaram com uma participação de cerca de 150 inscritos.
A grande adesão reforça, uma vez mais, a importância dos temas discutidos e da dinâmica que estas Jornadas promovidas pela SPMA/IACA têm assumido ao longo da sua existência, sendo uma referência no nosso setor.
São três as razões que nos levaram a optar pelo tema das nossas Jornadas:
- Continuidade – em alinhamento com as anteriores Jornadas, temos como denominador comum o tema da Sustentabilidade. Nas anteriores Jornadas dedicamo-nos à Alimentação de Precisão, ao Green Feed e Inovação, ligando a Sustentabilidade à Eficiência Alimentar e Inovação. Mantemos, assim, uma linha de orientação dedicada às respostas e importância do setor da Alimentação Animal como uma importante parte da solução para os objetivos ambientais e também de resposta às necessidades alimentares de uma população mundial em crescente.
- Consistência – com a Carta de Sustentabilidade da FEFAC, assinada igualmente pela IACA, particularmente na Ambição 1 – contribuir para o clima neutral na emissão dos Gases com Efeito de Estufa (GEE) na produção animal e aquacultura através do Alimento, e na Ambição 2 – desenvolver Sistemas Alimentares Sustentáveis através da procura/incremento de recursos e da Eficiência dos Nutrientes.
- Alinhamento – para dar corpo à nova brochura da FEFAC, apresentada este ano no Congresso da FEFAC em Ystad, na Suécia, que se destina à promoção junto das Autoridades, Parceiros e Sociedade em geral sobre o papel da Alimentação Animal ao reconhecer o potencial de estratégias nutricionais para a melhoria da sustentabilidade circular animal.
Sobre a Sustentabilidade Circular e Liderança, podemos dar como exemplo o papel pioneiro da Indústria de Alimentação Animal onde mais de 70% dos seus nutrientes não são utilizáveis na Alimentação Humana.
Na Europa, a Alimentação Animal utiliza mais de 62 milhões de toneladas de coprodutos (dados recolhidos apenas do setor dos industriais de alimentos para animais), as quais, de outra forma, não teriam qualquer tipo de aproveitamento, com custos ambientais e económicos para a sua eliminação.
Apenas a título de curiosidade, para uma melhor compreensão da grandeza de valores, um dos grandes objetivos do Pacto Ecológico Europeu consiste em reduzir o desperdício alimentar em 50%, ou seja, reduzir para metade os 59 milhões de toneladas de desperdício alimentar na Europa (correspondente a cerca de 131 kg por pessoa/ano).
A Alimentação Animal, apenas no sector da produção de Alimentos Compostos, contribui para reciclar mais do que o total do desperdício alimentar na Europa. Este simples facto dá a dimensão da importância da Alimentação Animal no contributo das respostas para a causa da Sustentabilidade.
A Alimentação Animal tem o potencial para dar respostas para os diferentes desafios que se colocam para todas as espécies e para os diferentes modelos de produção animal, quer sejam intensivos, extensivos, biológicos, entre outros, sendo que foram identificadas três categorias prioritárias: ambiente, saúde animal e bem-estar animal. Por estas razões, as Jornadas abordaram vários temas que justificam a importância da Alimentação Animal nos objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Não obstante, as XII Jornadas de Alimentação Animal foram também, à semelhança das anteriores edições, um momento de homenagear personalidades que, por diferentes contributos, se destacaram no setor da Alimentação Animal.
Desta forma, gostaríamos de parabenizar as personalidades homenageadas nas nossas XII Jornadas:
- Eng. Cristina Sousa, pela sua carreira e anterior liderança da nossa Associação, e pelo importante contributo que deu ao setor enquanto Presidente.
- Prof. Divanildo Monteiro, como personalidade relevante no setor da investigação e ensino da produção e alimentação animal, e como reconhecido mentor de uma nova geração que será o futuro da alimentação animal no nosso País.
- Dr. José Manuel Costa, pela sua capacidade dialogante e pelo contributo exemplar de como se deve relacionar a administração pública com o setor que tutela.
Por fim, as XII Jornadas só foram possíveis com o contributo de muitos, que desde já agradecemos: os participantes, patrocinadores, palestrantes e oradores, moderadores e a todo o staff da IACA que muito contribuíram para o sucesso da mesma.
Os nossos maiores agradecimentos a Todos!
Para o ano haverá mais, na celebração dos 30 anos da SPMA, confirmando que a Alimentação Animal continuará a fazer parte da solução!
Rui Gabriel
SPMA da IACA