Castro Almeida defende aposta nas exportações para contornar tarifas de Trump, com as empresas a apostarem em novos mercados.

As tarifas de Donald Trump são uma “complicação adicional” para Portugal, disse hoje o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida.

O ministro afirmou que o Governo quer aumentar as exportações de 46% para 55% do PIB, mas que esta meta foi definida antes da subida das tarifas dos EUA à União Europeia.

“Isso é uma complicação adicional, mas o Governo está cá para resolver problemas e ultrapassar dificuldades. Não há outra forma de aumentar o crescimento económico e a riqueza do país se não for através das exportações; o mercado interno é quase sempre o mesmo”, afirmou em declarações à margem de um evento na fábrica Autoeuropa, no distrito de Setúbal.

“A dificuldade que temos de superar é através da diversificação de mercados, encontrando outros locais para exportar. Estamos a reforçar as dotações para ajudar as empresas a encontrar outros mercados alternativos. Portugal nunca pode perder o foco de aumentar as exportações”, defendeu o governante em declarações aos jornalistas.

Questionado sobre a meta de crescimento da economia de 2% para este ano, o ministro disse que as tarifas “não vão ajudar, são uma dificuldade. Se houver dificuldades de exportar para os EUA, as empresas têm de encontrar mercados alternativos.”

FonteJornal Económico