SPMA – 30 anos ao serviço da evolução da nutrição e da sustentabilidade em nutrição animal

A presença, nas XIII Jornadas de Alimentação Animal, que tiveram lugar no Convento de São Francisco em Santarém, no passado mês de setembro, de cerca de 400 participantes, técnicos, produtores e demais interessados nesta temática da alimentação e nutrição animal, juntamente com o II Fórum de Alimentação Animal do Feedinov, inspira-nos para uma responsabilidade acrescida e principalmente torna-nos mais confiantes que a partilha de informação e conhecimento, é um instrumento de desenvolvimento estrutural na arte de alimentar os animais, tanto de interesse zootécnico, bem como os de companhia.

É, pois, com grande gosto e honra que presido à Secção de Pré-Misturas e Aditivos, nos seus 30 anos de existência, que em 1994, foi criada, dentro da estrutura da IACA.

Foi, desde logo, um passo muito importante para a organização associativa da indústria da alimentação animal, podendo incorporar as empresas dedicadas ao serviço e ao fabrico de pré-misturas para as fábricas de alimentos compostos para animais, essenciais para a otimização da atividade zootécnica. Nos anos 80, as empresas de fabricação de alimentos compostos, adquiriam os seus premixes e serviços de nutrição e formulação às multinacionais instaladas no mercado de então, sendo assessoradas pelos seus técnicos. As primeiras empresas nacionais dedicadas a esta atividade, surgiram da necessidade dos produtores adquirirem essa assessoria técnica própria, tanto na área da nutrição, bem como no apoio veterinário, através do consumo dos premixes, que lhes permitia financiar esse serviço. Conseguiu-se assim, um compromisso “win,win”, tanto para os produtores bem como para as fábricas de alimentos compostos. Apoio veterinário, nutricional e de laboratório, foi conseguido com este modelo, muito bem-sucedido.

Constituída a Secção de Fabricantes de Pré-Misturas (SFPM), desde logo se afirmou como o “braço” técnico da IACA, no seguimento dos regulamentos comunitários, bem como no conhecimento de soluções nutricionais. Os diretores da primeira direção eleita da Secção, Dr. Carlos Cortes (Presidente), Engª Ingrid Van Dorpe e Sr. Vitor Cabeleira em representação da Iberil, Premix e Sanipec, respetivamente, iniciaram este caminho de sucesso ao serviço da alimentação animal, numa associação de 11 empresas.

A participação nos comités europeus de pré-misturas, FEFAC, e DGAV ao nível nacional, tem sido presença assídua da Secção, no intuito de manter informada a indústria, de toda a legislação comunitária e as suas tendências em curso, não deixando de participar ativamente e deixar propostas e opiniões que possam influenciar as decisões que afetem o nosso setor. A relação com as autoridades nacionais durante estes 30 anos, nomeadamente com a DGAV, foi de máxima importância para a partilha de informação legislativa e de mercado e a constituição de um processo de controlo de qualidade – QUALIACA, que foi em 2015 um passo muito importante na cadeia alimentar, dando maior segurança aos consumidores.

O espírito associativo tem de ser agregador de uma indústria que se quer dinâmica e renovada no seu conhecimento e no seu desenvolvimento.

Assim, em 2016, com a entrada de empresas de aditivos, alargou o espectro da secção, passando a designar-se Secção das Premisturas e Aditivos (SPMA), com 17 empresas. O acolhimento destes novos associados, permitiu enriquecer a nossa fileira com contributos sinérgicos, muito positivos.

Jornadas estas, da iniciativa da SPMA, que já vão nas XIII edição, evento anual que tem vindo a marcar, no mês de setembro, os temas atuais de interesse para a indústria, tendo vindo sempre esta organização, privilegiado especialistas nacionais, mas igualmente convoca personalidades internacionais com vista à partilha de experiência e conhecimento, enriquecedoras. Os temas que tem trazido, durante estes anos, tem-se provado de maior interesse, pela resposta sempre crescente de inscrições, atingindo este ano o seu record de presenças.

Nos 30 anos de existência da secção, optámos por recordar o que foi a nossa evolução como nutricionistas, industriais e produtores de alimentos para animais. Cada vez mais eficazes, indo ao encontro do interesse económico do produtor, mais seguros atendendo ao consumidor, e mais sustentáveis para um melhor ambiente, contribuindo para deixarmos um Mundo que recebemos, melhor, para as gerações vindouras.

Isto é Evolução, Nutrição e Sustentabilidade. Pilares sempre presentes para quem tem a responsabilidade de formular, comprar, fabricar e distribuir os alimentos para os animais de produção, bem como para animais de companhia, os PET.

Alimentamos quem alimenta a Humanidade em proteína animal e somos, nesse sentido, um elo fundamental para a sua preservação e continuidade. Não sejamos ingratos. Chegámos aqui porque a proteína animal foi um fator altamente contributivo para o nosso desenvolvimento como humanos e espécie dominadora do nosso planeta-Terra.

Somos parte da solução e não do problema. Mais do que avaliar um problema é a força que colocamos na sua resolução. Sabemos como se faz e estamos a criar soluções para ajudar a sermos mais sustentáveis. A evolução que a nutrição animal tem tido nestes últimos 30 anos, tem orientado no sentido da melhoria dos seus índices económicos. Sustentável na busca incessante de matérias-primas alternativas obtidas através de uma economia circular.

Somos “economia circular” há muitos anos.

Fabricar pré-misturas é fabricar confiança. Confiança nos seus técnicos, nos seus processos e na credibilidade das suas empresas. A SPMA continuará, dentro da estrutura da IACA, a desempenhar o seu papel como parceiro da indústria da alimentação animal.

Podem contar connosco.

João Barreto
Presidente da SPMA