Notícias
Através do Plano Estratégico “Do Prado ao Prato”, a Comissão Europeia apostou num modelo de desenvolvimento para o Setor Alimentar que levanta várias questões, em particular dúvidas sobre a competitividade futura da Europa a nível mundial, pondo em causa a sustentabilidade económica dos produtores agrícolas e pecuários europeus.
Este e outros pontos deste Plano foram discutidos nas IX Jornadas de Alimentação Animal. Por coincidência, nas vésperas da sua realização o Governo Português apresentou na AgroGlobal, uma Agenda para Inovação em Agricultura, confirmando a importância e o acerto da escolha deste tema pelas empresas da SPMA, para estas Jornadas.
Tarde de mais para analisar e discutir esta Agenda nas JAA, foi apresentado à Indústria de Alimentação Animal portuguesa um programa que no futuro interessa conhecer, discutir e participar, como é o caso da IACA através da sua presença nos chamados Centros de Competências e no FeedInov, um laboratório colaborativo para desenvolver estratégias de alimentação animal mais sustentáveis.
Pedro Folque
