Revista: Nº 89 – 2014

Categoria: Revista

Data da Revista: 2014-10-17

Agora também pode ver a nossa revista online!!!
https://issuu.com/alimentacao_animal/docs/aa_89_1_

Indíce

  • Editorial
  • Tema de Capa
  • III Jornadas SFPM/IACA
  • Investigação
  • 25º Aniversário
  • SFPM
  • Notícias
  • Notícias das Empresas

Editorial

“III Jornadas de Alimentação Animal”

As III Jornadas de Alimentação Animal (AA), organizadas pela SFPM / IACA, realizaram-se a 28 de Maio, em Fátima, reunindo novamente cerca de uma centena de participantes entre fabricantes, fornecedores, produtores e administração pública (DGAV). O modelo organizativo foi semelhante aos anteriores, excepto:

– os oradores e respectivos temas foram escolhidos pelas empresas de pré-misturas associadas da IACA, podendo este ano convidar uma empresa exterior para fazer a sua representação nas Jornadas.
– o programa da reunião foi menos intenso, com duas paragens para convívio e troca de impressões entre os participantes.

Globalmente, a maioria dos presentes considerou as Jornadas como positivas em termos do número de participantes, organização, moderação e nível técnico das apresentações. Contudo, como nos anos anteriores, há pontos a melhorar para uma futura realização; este ano, a menor participação das empresas associadas da IACA (apenas estiveram presentes cerca de metade) merece uma reflexão, tendo a data (final do mês) sido apontada por algumas como a principal justificação para a sua não presença.

Em contrapartida, saúde-se o grande número de jovens participantes, futuro da nossa actividade, para os quais estas Jornadas são importantes em termos de formação e de integração no sector e para a presença de vários produtores numa demonstração que a ligação entre alimentação e produção animal é fundamental.

Vai ser objectivo da SFPM / IACA trazer as Universidades / Escolas relacionadas com a alimentação animal às futuras Jornadas. Neste sentido, na reunião plenária das empresas de pré-misturas, realizada no final de Julho, foi decidido criar um prémio monetário para o melhor trabalho relacionado com a AA, apresentado por aquelas instituições. As regras desta iniciativa serão brevemente apresentadas e divulgadas, com o trabalho selecionado a fazer parte do programa de apresentações das Jornadas.

Independentemente das pessoas que estiverem na sua organização e da não participação / contribuição de todas as empresas de pré-misturas portuguesas na sua realização, as Jornadas de Alimentação Animal da SFPM / IACA estão consolidadas, estando criadas as condições para se afirmarem como uma reunião de referência da IACA e da Indústria de Alimentação Animal em Portugal.

Pedro Folque
SFPM/IACA