Revista: Nº 110 – 2019

Categoria: Revista

Data da Revista: 2020-01-16

Agora também pode ver a nossa revista online!!!

Índice

  • Editorial
  • 50.º Aniversário da IACA
  • SPMA
  • VIII Jornadas de Alimentação Animal
  • Parcerias
  • Notícias das Empresas
  • Notícias
  • Agenda

Editorial

“50 ANOS DA IACA – A HOMENAGEM AO SECTOR DA ALIMENTAÇÃO ANIMAL”

Chegados ao final de 2019 – que a IACA apelidou de “Ano da Alimentação Animal” – terminam igualmente as celebrações dos 50 Anos da nossa Associação, em que procurámos homenagear os Associados e, deste modo, honrar e dignificar a Indústria que representamos, vincando a importância das Fileiras da Alimentação Animal e Pecuária. De realçar que, de entre os Associados, muitos contribuíram para a Associação, participando ativamente nos Órgãos Sociais e garantindo, assim, o dinamismo essencial nesta atividade, pelo que, com estas Comemorações
também os quisemos distinguir.

Apostámos nas questões ambientais e de sustentabilidade como grande mote dos nossos eventos, quer na tradicional Reunião Geral da Indústria, quer nas VIII Jornadas de Alimentação Animal, em que também celebrámos os 25 Anos da Secção de Pré-Misturas e Aditivos.

Por outro lado, em junho deste ano, a FEFAC celebrou os seus 60 Anos, com uma Conferência sobre a Economia Circular – que é um dos mais relevantes contributos da nossa Indústria para a sustentabilidade. Em Portugal e na Europa, mais de 1/3 das matérias-primas são assim reaproveitadas e valorizadas. De outro modo, seriam desperdício, criando maiores problemas ambientais aos que já existem. Somos, de facto, parte da solução, como, felizmente, começa a ser amplamente reconhecido.

Uma outra vertente prendeu-se com a comunicação do que fazemos para a opinião pública e os jovens, e a parceria com a Fórum Estudante. Aqui destacamos o Dia Mundial do Animal e o Dia Mundial da Alimentação, em que levámos o Setor da Alimentação Animal a 115 escolas, com vídeos e perguntas/respostas sobre o que fazemos e a importância da alimentação animal para a alimentação humana.

De registar ainda a divulgação do Estudo de reputação sobre o setor da Alimentação Animal, que teve algum impacto na comunicação social, apresentado naquele que foi o ponto mais alto das Comemorações, o dia 25 de outubro, no Convento do Beato: a Conferência “Passado, Presente e Futuro: Uma Indústria preparada para os Desafios da Sociedade”, e o Jantar de Gala, que contou com a presença de representantes de empresas associadas e não associadas, colegas do movimento associativo, portugueses e internacionais, sponsors, parceiros e autoridades oficiais. Muito nos orgulhou a presença de todos, bem como a distinção da Medalha de Honra pelo Governo.

É justo agradecer ao então Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos, a atribuição da Medalha de Honra da Agricultura à IACA, pelo seu contributo para o desenvolvimento da Agricultura e do Mundo Rural em Portugal. Uma Medalha que é de todos os que passaram pela IACA, dirigentes, empresas e colaboradores, que souberam fazer desta Associação, uma organização credível e prestigiada em Portugal e a nível internacional, que tem sabido adaptar-se aos novos tempos e desafios, renovando-se, influenciando as empresas e tanto quanto possível, acrescentando valor aos seus associados e certamente ao conjunto do
Setor e das Fileiras.

Muito obrigado a todos os que nos felicitaram pela organização do evento, aos patrocinadores e fornecedores, a todos os que nos acompanharam ao longo de um ano muito intenso e gratificante e à Equipa da IACA que muito se esforçou para que conseguíssemos realizar todas estas actividades.

Queria terminar deixando um agradecimento a todos os meus colegas de Direção na IACA que com o seu esforço, dedicação e inteligência, têm contribuído para uma Associação que está mais próxima dos seus Associados e da realidade do mercado onde se insere, e tem sabido tomar as decisões certas nos momentos adequados, sempre com um grande espírito de entreajuda.

Esperamos ter estado à altura das expetativas e do que o Setor merece!

Bem-Hajam!

José Romão Braz
Presidente da IACA