A EXPOMOR é organizada pela APORMOR- Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, de 3 a 8 de setembro, no Parque de Leilões, desta cidade alentejana, no âmbito da Feira da Luz, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo.
A EXPOMOR 2025 é um evento de visita obrigatória para todos os interessados em Pecuária Extensiva e Mundo Rural. Inclui uma exposição permanente e concursos que mobilizam centenas de animais das principais raças de bovinos, ovinos, suínos e equinos; além de leilões de bovinos para aquisição de genética de elevada qualidade.
“Contamos com um recinto melhorado e mais atrativo para todos quantos nos queiram visitar. O nosso objetivo é dar a conhecer a realidade da Pecuária Extensiva e o seu contributo para a nossa alimentação, para a preservação do território e para o combate aos incêndios e à desertificação do Interior”, afirma Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR.
A raça do ano na EXPOMOR 2025 é a Bovina Alentejana, cuja associação de criadores – a ACBRA – organizará um concurso da raça e um Colóquio, no dia 5 de setembro.
A Política Agrícola será tema do Colóquio organizado pela APORMOR, em parceria com a CAP- Confederação dos Agricultores de Portugal, no dia 6 de setembro, às 10h00, no Auditório APORMOR. Ex-governantes, dirigentes associativos e outros especialistas vão analisar o passado da política agrícola portuguesa e perspetivar o futuro da Política Agrícola Comum (PAC), numa conjuntura em que urge defender a PAC da ameaça da nacionalização e evitar a todo o custo o corte no orçamento plurianual 2027-2035, proposto pela Comissão Europeia.
O projeto NOTS – Nitro Organic To Soils, cuja coordenação é do ISA-Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, apresentará as conclusões do projeto no dia 5 de setembro, às 10h00, no âmbito das AgroTalks – Fertiprado, no Auditório APORMOR. O NOTS pretende contribuir positivamente para o setor agrícola, através da promoção da cultura de leguminosas para a melhoria da qualidade do solo e uma melhor gestão de nutrientes, em particular na produção com menor pegada de azoto. Por isso, o projeto procura transformar os sistemas agrícolas e alimentares, promovendo práticas agrícolas e escolhas de consumo mais sustentáveis.
A APORMOR associa-se ao NOTS, projeto financiado pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia, divulgando práticas agrícolas que fomentam a sustentabilidade do sistema agro silvo pastoril do Montado e a pecuária extensiva de baixo carbono.
No dia 4 de setembro, às 12h30, o Clube de Produtores APORMOR recebe um showcooking infantil inspirado no livro “Leguminosas à mesa. Um futuro saudável e sustentável”, publicado no âmbito do projeto NOTS. O momento será conduzido pelo Chef Fábio Bernardino, autor do prefácio da obra, que vai partilhar com os mais novos receitas e conselhos sobre alimentação saudável e sustentabilidade. A iniciativa pretende sensibilizar as crianças para a importância da agricultura sustentável, sublinhando o papel essencial das leguminosas na melhoria da qualidade dos solos e na utilização eficiente dos nutrientes, em particular do azoto (nitrogénio), fundamental para o crescimento das plantas.
SOBRE A APORMOR
A APORMOR- Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, fundada em 11 de julho de 1990, conta com cerca de 350 associados, que detêm perto de 60.000 hectares de área de pastoreio. Representa os interesses coletivos dos produtores de pecuária extensiva, atua na preservação do ecossistema agro-silvo-pastoril do montado e promove os valores do mundo rural.
É uma importante entidade dinamizadora da economia do concelho de Montemor-o-Novo. Promove nas suas instalações, no Parque de Leilões, um Leilão de Bovinos (semanal, realizado à terça-feira) e um Leilão de Ovinos/Caprinos (na 3ª quinta-feira de cada mês), onde são transacionados por ano cerca 32.500 bovinos e 24.500 ovinos/caprinos.
Saiba mais em: www.apormor.pt
Fonte:APOMOR


