Sessão de Esclarecimento

Medicamentos Veterinários e Alimentos Medicamentosos:

O que vai mudar com a nova Legislação?

Apoio

Consulte o programa aqui.

Categoria
IACA

Evento
14-01-2022 10:00 – 13:00

Local
online

Telefone: +351 213 511 770

E-mail: iaca@iaca.pt

Programa

Como é do conhecimento de todos, a partir de 28 de janeiro de 2022 vai entrar em vigor uma nova Legislação sobre os Medicamentos Veterinários e os Alimentos Medicamentosos.

Este novo quadro legal não deixará de ter implicações e alterações no nosso setor, estando a IACA preocupada com o novo enquadramento, a utilização responsável e prudente dos antibióticos, o bem-estar e saúde animal, as tolerâncias e contaminações cruzadas, as prescrições, bem como as interpretações que as autoridades nacionais possam vir a fazer de alguns aspetos dos diplomas, as quais não devem penalizar o Setor, nem devem ser mais restritivos relativamente aos nossos congéneres europeus.

Se nas últimas semanas e de uma forma muito proativa, a DGAV realizou sessões informativas no âmbito do “A DGAV INFORMA”, é tempo agora de colocarmos as nossas dúvidas e inquietações.

Nesta perspetiva, no dia 14 de janeiro, a IACA, com a colaboração da DGAV, contando com o apoio da APIFVET e do FeedInov, vai organizar uma Sessão de Esclarecimento para os seus Associados sobre a implementação dos novos Regulamentos e o impacto nas empresas.

Para além das intervenções da IACA e da APIFVET, teremos uma apresentação do FeedInov sobre “Contaminações Cruzadas de substâncias farmacologicamente ativas – a situação da Indústria”, com base em análises efetuadas recentemente em alimentos medicamentosos provenientes de empresas associadas da IACA. Contamos naturalmente com intervenções da Drª Inês Almeida (Medicamentos Veterinários) e do Dr. José Manuel Costa (Alimentos Medicamentosos).