Antony Blinken afirmou ser “imperativo que o G20 se expresse em nome da extensão do alargamento” do acordo dos cereais “para que seja garantido o reforço da segurança alimentar dos mais vulneráveis”.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu esta quinta-feira à Rússia para renovar o acordo sobre as exportações de cereais ucranianos que expira durante este mês.

O pedido foi formulado durante os trabalhos da reunião do G20 que decorre em Nova Deli, Índia.

“A Rússia diminuiu deliberada e sistematicamente o ritmo das inspeções, criando uma acumulação de navios que poderiam estar a entregar alimentos ao mundo hoje”, disse Blinken aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 20 países reunidos na capital indiana.

“É imperativo que o G20 se expresse em nome da extensão do alargamento da ‘iniciativa’ sobre os cereais para que seja garantido o reforço da segurança alimentar dos mais vulneráveis”, apelou.

O acordo de cereais foi negociado com a mediação da ONU e da Turquia em julho do ano passado. O acordo aliviou a escalada dos preços dos alimentos, cenário que agravado a fome nos países em desenvolvimento.

Acordo sobre a exportação de cereais foi renovado em novembro, mas o coordenador de ajuda de emergência da ONU, Martin Griffiths, alertou para as dificuldades de obter uma nova prorrogação antes do fim do acordo, a 18 de março.

A iniciativa permitiu a exportação de quase 20 milhões de toneladas de cereais. A invasão da Ucrânia pela Rússia bloqueou o tráfego de navios devido às preocupações expressadas por Moscovo perante possíveis ações navais ucranianas.

Fonte: Diário de Notícias