Créditos: Iñigo De La Maza / Unsplash

Sim. Segundo investigadores da Universidade de Purdue (EUA), a tecnologia usada para produzir plantas geneticamente modificadas poderia ser utilizada também na agricultura biológica e os seus produtos deviam ser considerados biológicos.

Apesar das evidências de que podem servir como uma alternativa segura às culturas convencionais, os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são frequentemente associados a práticas agrícolas prejudiciais e insustentáveis. Por essa razão, a engenharia genética não pode ser usada na agricultura biológica nem os OGM podem ser adicionados aos produtos resultantes do modo de produção biológica (ou orgânica).

Mas num artigo publicado no jornal Nutrition Today, investigadores da Universidade de Purdue, no Estado do Indiana (EUA), fundamentam que o uso da tecnologia dos OGM poderia beneficiar a produção de alimentos biológicos. Sim, leu bem: os autores deste estudo defendem a utilização da modificação genética na agricultura biológica a inclusão dos OGM na definição de biológico.

No mesmo texto, os autores fazem um diagnóstico das preocupações económicas, ambientais, nutricionais e de segurança alimentar associadas aos OGM na agricultura biológica e defendem uma aposta mais musculada na divulgação de informação científica sobre engenharia genética e OGM aos consumidores.

Leia o estudo no Nutrition Today.

Fonte: CiB-Centro de Informação de Biotecnologia