O próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE Horizonte Europa, com início em 2021, prevê a criação de missões de inovação – parcialmente inspiradas na missão Apolo 11 de colocar o Homem na Lua – para fornecer soluções para alguns dos maiores desafios que o mundo enfrenta. Uma dessas missões intitula-se «Cuidar dos solos é cuidar da vida» e tem por objetivo restaurar e proteger os solos e as suas funções, com vista, nomeadamente, a duplicar a percentagem de solos saudáveis para 75% até 2030. A definição da missão conta com as questões e sugestões dos cidadãos e peritos recolhidas, por exemplo, através de eventos e de um questionário online.

A 9 de julho, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, foi anfitriã de um evento online que reuniu peritos e um grupo diverso de 50 portugueses para debaterem com os membros do comité de missão a forma de a executar.

Sofia Colares Alves afirmou que: «a missão «Cuidar dos solos» não visa enviar pessoas à Lua, mas antes assegurar que nós, e também as gerações futuras, possamos permanecer em segurança na Terra. Deste evento muito participativo, com cerca de 50 participantes, reunimos excelentes ideias e questões que vão ajudar a redefinir a proposta para esta missão».

Os solos fornecem-nos alimentos nutritivos, água potável, habitats essenciais para a biodiversidade e podem ajudar a abrandar as alterações climáticas e a tornar-nos mais resilientes. Os solos preservam a nossa herança cultural e são um elemento fundamental das paisagens que todos nós estimamos. No entanto, os solos são frágeis e temos de atuar agora a fim de os salvaguardarmos para as futuras gerações.

O Horizonte Europa (2021-2027) procurará dar resposta a cinco desafios societais, ou domínios de missão fundamentais, que o mundo enfrenta atualmente: solos e alimentação; cancro; adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação societal; oceanos, mares, águas costeiras e interiores saudáveis; e cidades inteligentes e com impacto neutro no clima.  As missões procuram reforçar a ligação entre a ciência e a sociedade para dar resposta a problemas que afetam a vida das pessoas.

No fim de junho de 2020, os membros do comité de missão produziram um documento com propostas para metas concretas e uma possível cronologia para a implementação da missão que está a servir como base para debater e envolver os europeus com o tema até setembro, assegurando que a missão é relevante e faz realmente a diferença. As recomendações finais, após os vários debates e questões enviadas pelos cidadãos, serão apresentadas à Comissão Europeia durante os European Research & Innovation Days de 22 a 24 de setembro de 2020.

Mais informação:

Exemplos de projetos relacionados com a proteção dos solos já financiados pela Comissão Europeia

Missão «Cuidar dos solos», incluindo mais informação dos comités, da proposta, as últimas novidades do tema e pequenos jogos para testar o conhecimento sobre solos e como podemos ajudar no dia-a-dia a protegê-los

Vídeo: Cuidar dos solos

Investigação e inovação em agricultura, floresta e áreas rurais

Fonte: Boletim Oficial da Comissão Europeia