março 2020

Caros amigos e colegas

– Escrevo estas linhas no momento em que o nosso mundo “parou” e enfrentamos um futuro de grandes indefinições e incertezas. Depois desta crise nada será igual, os tempos que se avizinham serão extremamente difíceis. Registo apenas que o setor Alimentar onde a Indústria de Alimentação Animal está inserida, muitas vezes esquecido e desprezado pela nossa sociedade, afinal é vital para a nossa sobrevivência. Para todos os que mantém a Produção Alimentar em funcionamento, a minha homenagem, extensiva evidentemente a todos os profissionais de saúde, segurança, higiene e limpeza e outros serviços, que tem sido fundamentais para podermos ultrapassar este desafio.

– Falar na Reunião da SPMA em 14 de fevereiro, deixou de fazer sentido: temas como o “European Green Deal”, Comités da FEFAC, IX Jornadas de Alimentação Animal, Eleições para a Secção, etc, passaram a ser insignificantes perante a dimensão do problema que estamos a viver. Como falar do excelente Seminário organizado pela IACA e a USSEC sobre “A Sustentabilidade: um Desafio e uma Responsabilidade, a 19 de fevereiro”, possivelmente será passado, pois a sua temática muito dificilmente se manterá nas principais preocupações futuras da nossa Indústria.

– Espero que no próximo número da RAA todos nós possamos voltar ao nosso mundo seguro, por muito diferente que ele fique após esta crise mundial.

Pedro Folque