Faça previamente uma lista de produtos que necessita comprar: anote tudo o que precisa comprar, evitando o desperdício alimentar e as despesas desnecessárias.

Sente que, por vezes, faz gastos supérfluos no supermercado? Esquece-se muitas vezes do que tem de comprar? A DECO deixa-lhe alguns truques para fazer as suas compras no supermercado.

Quem nunca passou por uma situação em que, na hora de ir ao supermercado e influenciado pela publicidade, acabou por comprar produtos que não constavam na sua lista e, por sua vez, a gastar mais dinheiro do que estava há espera? A DECO deixa-lhe algumas curiosidades e truques para contornar consumos excessivos e optar pelo que está mais em conta.

Já reparou que ao entrar num supermercado depara-se, frequentemente, com brinquedos ou produtos em promoção que não são bens essenciais? É uma estratégia de marketing que leva os consumidores, que obrigatoriamente têm de atravessar esse corredor, a “encontrar” produtos de que não necessitam, mas que acabam por comprar, enamorados pela extraordinária oportunidade promocional. Os bens essenciais nunca, ou raramente, estão na entrada do supermercado.

Para além desta técnica de marketing, existe também o truque, desconhecido da maioria dos consumidores de apresentar promoções muito publicitadas que não são a opção mais barata.

Conheça alguns passos para fazer as suas compras no supermercado sem excessos:

* Faça previamente uma lista de produtos que necessita comprar: anote tudo o que precisa comprar, evitando o desperdício alimentar e as despesas desnecessárias;

* Defina um orçamento para as suas compras: tenha em consideração o seu orçamento mensal, sabendo quanto poderá gastar. Ajudá-lo-á a não fazer consumos supérfluos e a sua carteira irá agradecer;

* Não vá ao supermercado com fome: a tendência de comprar em excesso é maior se estiver com forme;

* Cupões e cartões: Atualmente, cada vez mais, os supermercados oferecem aos seus clientes cupões de desconto, que, apesar de puderem parecer insignificativos, no final do ano, fazem toda a diferença. Guarde consigo os cartões e cupões de desconto sempre que possível.

* Leve o seu tempo: “a rapidez é a inimiga da perfeição” até na hora de fazer compras. Portanto, não tenha pressa, assim terá mais tempo para analisar os produtos e verificar quais são os mais saudáveis e mais económicos;

* Compare os preços dos produtos: verifique todas opções no mercado e veja quais os produtos mais em conta;

* Verifique o preço pela quantidade de produto: Se são produtos que não passam de validade e que estejam em promoção, pode comprar em grande quantidade de forma a aproveitar os descontos e a criar um bom stock lá em sua casa. Tratando-se de produtos perecíveis tenha em atenção aos prazos de validade e avalie a oportunidade de compra.

* Seja um consumidor mais sustentável: Esteja atento ao excesso de plástico nas embalagens dos produtos que compra. Pense no meio ambiente;

* Na hora do pagamento: Guarde os recibos e esteja atento ao que foi registado. Guarde sempre o comprovativo, pois é a prova em caso de ter que reclamar pelos seus direitos.

Todos estes passos poderão apoiá-lo a fazer as escolhas acertadas.

Fonte: Jornal Económico / ANILACT