Portugal acolherá o 71º Congresso da Federação Europeia de Ciência Animal (EAAP2020), das maiores conferências de Ciência Animal a nível mundial, evento que decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre 31 de agosto e 4 de setembro.

O congresso anual da EAAP representa o fórum mais importante para a discussão e troca de informações sobre a Ciência Animal, sendo um dos mais influentes do mundo. Trata-se de uma oportunidade única para o encontro entre investigadores, indústria e produtores, favorecendo a troca de ideias, experiências e promovendo o trabalho conjunto para a implementação de novas técnicas e inovação na produção. O país anfitrião tem a oportunidade única de receber os melhores investigadores mundiais em Ciência Animal e de lhes dar a conhecer a cultura, a tradição, bem como a realidade agrícola e pecuária. Portugal teve a seu cargo a organização dos Congressos da EAAP nos anos de 1964 e 1987, ambos realizados em Lisboa. Volvidos todos estes anos a APEZ (Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica) tem o prazer de anunciar que irá liderar a realização do 71º Congresso da EAAP em 2020, sendo assim, de novo, Portugal o país anfitrião desta importante reunião

Ao longo da sua existência, a APEZ tem participado e promovido um conjunto de acções relacionadas com a área da Ciência Animal, sendo, em Portugal, uma das principais entidades representantes desta área do conhecimento e de actuação profissional, tendo uma ligação estreita com a Federação Europeia de Zootecnia (European Federation of Animal Science – EAAP) que representa os interesses profissionais de investigadores e académicos, profissionais do sector, produtores, departamentos oficiais do sector, organizações de produtores, entre outros, ligados à produção animal na Europa. A Missão da EAAP, que a APEZ partilha, é promover a discussão, debate e disseminação de conhecimento relacionado com a produção animal entre a comunidade científica e organizações com interesse no sector. A EAAP tem, actualmente, 34 países membros (http://www.eaap.org/Content/members.htm), sendo Portugal país membro da EAAP desde 1954.

Esperamos que esta organização traga à cidade do Porto mais de 2000 participantes internacionais, sendo este um marco no desenvolvimento da Ciência Animal em Portugal e uma excelente oportunidade de promover a cidade do Porto, a produção animal e o País.

Fonte: APEZ