dezembro 2019

VIII JORNADAS DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Face à coincidência de este ano a IACA fazer 50 anos e a SPMA 25 anos, as VIII Jornadas de Alimentação Animal tiveram um programa diferente das anteriores, não tendo apenas apresentações de carácter técnico. Como tal, procurámos olhar para o futuro do sector da Alimentação Animal, através do Prof. Emídio Gomes, que dentro do quadro do CoLab, destacou o papel que a inovação pode ter no aproveitamento de oportunidades pelas empresas; pelo Prof. Carlos Buxadé, numa visão pessoal mas multidimensional, nos falar das principais ameaças e oportunidades que temos pela frente; e do dr. Gerardo Santomá, com a sua experiência de vida, nos mostrasse que o mundo está a mudar e por arrastamento a produção/alimentação animal.

Não esquecemos o passado, através do dr. Carlos Cortes, 1º presidente da Secção de Pré-Misturas da IACA, que relembrou todo o processo da sua formação (1994) e a sua história e evolução; e também na homenagem que fizemos à 1ª Direção da Secção (Carlos Cortes, Vítor Cabeleira e Ingrid Van Dorpe). Como também homenageámos o presente, através da distinção das carreiras profissionais de 3 colegas de muitos anos: eng. Carlos Vidal, eng. Luís Ferraz e Prof. Carlos Buxadé , cujas fotos, pela sua relevância, voltamos a publicar nesta edição da Revista.

Mas o tema orientativo das Jornadas deste ano era “Alimentação e Ambiente”, uma escolha feita em Janeiro pelas empresas associadas, que se tornou muito atual. Infelizmente e estranhamente, não teve por parte das referidas empresas grande aceitação, visto que nenhuma participou diretamente nas Jornadas. As 3 apresentações enquadradas no tema (Nutrição de Precisão; Utilização de Enzimas e Melhoria da Eficiência Digestiva; Redução da Produção de Metano por Via Alimentar) demonstraram que a nutrição é uma via efetiva para reduzir desperdícios e otimizar a utilização de recursos. No futuro, os parâmetros “Pegada Ambiental”, “Produção de GEE”, “Consumo de Água” ou outros, possivelmente passarão a estar nas preocupações dos nutricionistas ligados à alimentação animal.

Pedro Folque