No dia 11 de Dezembro, a Comissão von der Leyen apresenta em Bruxelas a grande prioridade deste mandato da Comissão Europeia: o Pacto Ecológico Europeu. No mesmo dia, a Comissão Europeia em Portugal organiza um evento em Lisboa, dirigido a jornalistas e a parceiros, para apresentar e explicar esta prioridade.

Quando: quarta-feira, dia 11 de dezembro, entre as 10h30 e as 13h00
Local: Comissão Europeia em Portugal (Largo Jean Monnet, 1 – 10º, 1269-068 Lisboa)

Programa provisório:

10h30–10h50 – Registo dos participantes

10h50-11h00 – Boas-vindas de Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal

11h00-11h30 – Visionamento da conferência de Imprensa do Vice-Presidente Executivo Frans Timmermans (transmissão em direto em Português a partir de Bruxelas)

11h30-12h00 – O Pacto Ecológico Europeu explicado: intervenções de Humberto Delgado Rosa, Diretor na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e Paula Abreu Marques, Chefe de Unidade na Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia

12h00-12h30 – Debate

12h30-13h00 – Almoço ligeiro

Aos jornalistas:

  • A conferência de imprensa do Vice-Presidente Executivo Frans Timmermans é transmitida na EbS em directo; vídeo, som e fotografia estão disponíveis gratuitamente para todos os órgãos de comunicação social. Os serviços da EbS estão disponíveis para apoiar os órgãos de comunicação social na transmissão da conferência de imprensa.
  • Este evento é aberto a jornalistas em regime de «on-the-record».
  • No evento será usado o hashtag #EUGreenDeal
  • Depois do evento, Humberto Delgado Rosa e Paula Abreu Marques estarão disponíveis para entrevistas aos órgãos de comunicação sociais interessados.
  • Contacto para jornalistas: Rita Fortunato Baptista, FORTUNATO-BAPTISTA@ec.europa.eu
  • O registo é obrigatório neste link até 9/12/2019.
  • Mais informação:
  • A Comissão von der Leyen assumiu o compromisso de lançar um Pacto Ecológico para a Europa nos primeiros cem dias do seu mandato, motivada pela ambição de tornar a Europa no primeiro continente a assegurar a neutralidade carbónica em 2050. O objetivo é que a União Europeia assuma a liderança mundial no combate às alterações climáticas e fixe os padrões globais para uma transição energética justa e inclusiva. Tal como a Presidente von der Leyen mencionou no seu discurso de tomada de posse: «quanto mais depressa nos mexermos, melhor será para os nossos cidadãos e para as nossas empresas (…); o Pacto Ecológico vai permitir reduzir emissões e criar empregos, iniciar e desenvolver novas tecnologias e abrir novos mercados».

Discurso da Presidente von der Leyen no COP25 em Madrid a 4 de dezembro:

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/speech_19_6651

Orientações Políticas para a Comissão Europeia 2019-2014:

https://ec.europa.eu/commission/sites/beta-political/files/political-guidelines-next-commission_pt.pdf

Fonte: Boletim Informativo da Comissão Europeia