“Hoje, dia 18 de outubro, na sua última cerimónia pública, o atual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luis Capoulas Santos, atribuiu à IACA, em nome do Governo português, a Medalha de Honra da Agricultura, pelo papel de destaque em prol da agricultura e pecuária, do setor agroalimentar e do Mundo Rural, ao longo destes 50 Anos.

Uma Medalha que simboliza o que representa a Associação para o tecido económico e social em Portugal, mas a importância do Setor que representamos.

Aliás na leitura do Diploma que concede a Medalha, que vai ser publicado em Diário da República, é feito o historial da IACA desde o Grémio até ao presente, com os aspetos mais importantes a serem reiterados pelo Ministro na sua intervenção. Mais do que uma Associação, a IACA é hoje uma Instituição, referiu Luis Capoulas Santos.

Agradecendo a Honra e as palavras de Capoulas Santos, o Presidente da IACA, José Romão Braz, destacou a cooperação institucional da IACA com o Ministério e os diferentes organismos, abordando os desafios do futuro e as novas exigências, perante as alterações climáticas e o ambiente, referindo-se à Visão 2030, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na próxima semana, dia 23 ou 24, deveremos ter uma nova titular no Ministério da Agricultura: Maria do Céu Albuquerque.

Parabéns à IACA, aos seus Associados, a todos os que fizeram da Associação aquilo que ela é hoje, desde 1969, e à Indústria que, orgulhosamente, representamos.  Esta Honra deve ser partilhada por todos.

Da nossa parte, da Equipa da IACA, o nosso Muito Obrigado. “