Lançadas no dia 3 de abril, na Reunião Geral da Indústria dedicada ao tema do Ambiente e o seu impacto na Alimentação Animal, e vice-versa, com os Desafios, Ameaças e Oportunidades que daí advêm – tema a que voltaremos no dia 19 de setembro, nas VIII Jornadas de Alimentação Animal, também em Fátima – começa verdadeiramente agora a contagem decrescente para as Comemorações do 50º Aniversário da IACA. Uma história que se confunde com a evolução da Indústria ao longo dos últimos 50 anos.

Um ano que começou intenso e que certamente se irá prolongar ao longo de 2019.

A aposta na Comunicação levou-nos, entre outras iniciativas como o lançamento de um novo site e ao Estudo de reputação do Setor, ou o Projeto piloto do PEFMED (em articulação com a FIPA), a uma ligação com o público mais jovem, com o Fórum Estudante. Nesta edição da “AA”, podemos ver os primeiros artigos dedicados a esta temática, cujo ponto alto vai ser o Dia Aberto da Alimentação Animal, a 16 de outubro, em escolas de todo o País e em empresas e instituições ligadas à IACA.

Estivemos em inúmeros eventos, a nível nacional e internacional, com Cursos, formações, desde a agricultura, pecuária, consumo, da PAC às proteínas ou redução do consumo de antibióticos, economia circular, numa abrangência multissetorial que, muitas vezes, parece ultrapassar os limites de atuação do Setor e da IACA, mas a isso somos chamados e porque pensamos que a cadeia alimentar começa no Solo e no Mundo Rural, temos de facto uma ligação transversal, muito para além da atividade pecuária. Até porque as parcerias e a cooperação institucional estão no nosso ADN.

Destacamos os prémios que recebemos, da UTAD e mais recentemente, como Parceiro Ouro da FPAS, que partilhamos com os Associados, Órgãos Sociais, antigos e atuais, e os incansáveis colaboradores e Equipa IACA que trabalham todos os dias para dignificar e prestigiar esta Instituição.

Temos também as primeiras “palavras” das empresas e organizações que se querem associar a esta efeméride, pelo que publicamos os primeiros textos, seguindo-se naturalmente outros em próximas edições da “Alimentação Animal”.

Na anterior edição da Revista “Alimentação Animal” deslindámos um pouco o véu, mas nesta edição deixamos o Programa e, sobretudo a imagem, agradecendo, ao mesmo tempo, aos sponsors, moderadores e oradores, sem os quais não seria possível organizar um evento (Conferência e Jantar de Gala) com a dignidade que o Setor merece.

O tema da Conferência “Passado, Presente e Futuro: Uma Indústria preparada para os Desafios da Sociedade” pretende mostrar o pioneirismo do Setor, campeões da economia circular, competitividade e eficiência e que estamos atentos aos sinais dos tempos, mas sobretudo, às exigências da Sociedade, pretendendo-se ao mesmo tempo, evitar os fundamentalismos e apostar nas decisões com base científica. Não nas emoções, no ruído ou nas modas passageiras. Sabemos bem quais os verdadeiros valores que interessam à Sociedade, procurando fugir à “espuma dos dias” projetado pelas redes sociais e pelos media sensacionalistas. Mostrar e demonstrar o que fazemos, com respeito pela segurança alimentar, o bem-estar e saúde animal, tal como o das pessoas, ambiente e sustentabilidade, com o homem, as alterações climáticas, a digitalização e as novas tecnologias, como pano de fundo.

Quisemos, ao mesmo tempo, homenagear duas personalidades a quem muito devemos: internamente, ao Professor Manuel Chaveiro Soares, e no quadro da FEFAC, o seu Secretário-Geral, Alexander Döring. Por isso, os convidámos como moderadores, o primeiro no Painel sobre Perceção e Realidade: Uma Indústria campeã da economia circular, da competitividade e da eficiência, o segundo, na Mesa Redonda em que empresas nacionais e estrangeiras vão explicar-nos “Como estão a preparar as suas empresas para os Desafios da Sociedade”.

Vai ser seguramente uma grande Conferência, a que se vai seguir um Cocktail de Boas-vindas e um Jantar de Gala, com muitas surpresas, terminando com o Espetáculo “Luz” com Cuca Roseta.

Luz, pelo brilhantismo da atividade da IACA ao longo de 5 décadas.

Luz, para nos iluminar neste caminho que pode parecer mais difícil e complexo, mas que não é mais do que um novo ciclo, com desafios e oportunidades, com as necessárias adaptações e abertura à mudança.

Afinal, não foi e será sempre assim?

Jaime Piçarra

Secretário-Geral